settings icon
share icon
Pergunta

Qual era a idade dos discípulos de Jesus?

Resposta


A Bíblia não fornece especificamente a idade de nenhum dos doze discípulos originais. Entretanto, algumas observações podem ser feitas com relação à idade deles.

Primeiro, as Escrituras ensinam que Jesus tinha cerca de 30 anos de idade quando começou o Seu ministério público (Lucas 3:23). Na cultura judaica, os discípulos (ou alunos) eram geralmente mais jovens que o professor. Portanto, é provável que os discípulos tivessem menos de 30 anos de idade. Jesus também se referiu a eles como "criancinhas", possivelmente indicando que eram vários anos mais jovens do que Ele.

Segundo, muitos dos discípulos trabalhavam como pescadores. Tiago e João especificamente deixaram seu pai no barco para seguir Jesus (Mateus 4:21-22). Isso significa que eles tinham idade suficiente para trabalhar em tempo integral. Nessa época, eles provavelmente eram pelo menos adolescentes, já que podiam sair de casa para seguir um rabino.

Em terceiro lugar, nota-se que Pedro já era casado quando começou a seguir Jesus. Sua sogra doente é mencionada em Mateus 8:14. Isso significa que Pedro tinha pelo menos idade suficiente para ser casado; no mínimo, Pedro estava na metade da adolescência.

Quarto, as vidas posteriores de muitos dos discípulos ajudam a revelar suas possíveis idades. João foi o que viveu mais tempo, falecendo na última década do primeiro século, de acordo com a história da igreja. Isso foi 60 anos depois de andar com Jesus. Mesmo que João estivesse na casa dos 90 anos quando morreu, ele não teria mais do que 30 anos de idade na época em que esteve com Jesus. Como João tinha idade suficiente para cuidar da mãe de Jesus (João 19:26-27), ele provavelmente tinha pelo menos 20 anos na época da crucificação.

Pedro se referiu a si mesmo como um homem velho quando tinha 60 anos, cerca de 30 anos depois de andar com Jesus. Isso pode significar que Pedro estava na casa dos 20 ou 30 anos na época em que esteve com Jesus. O Evangelho de Mateus foi escrito 30 a 40 anos após a ressurreição de Jesus, o que indica que Mateus talvez estivesse na casa dos 20 anos quando seguiu Jesus na Terra.

A cultura judaica tornou habitual que uma criança iniciasse seu treinamento religioso aos 5 anos de idade e continuasse até os 12 ou 13 anos. Se um menino fosse inteligente e estivesse interessado em continuar seus estudos religiosos, ele procuraria um rabino para ser seu discípulo e seguiria e modelaria sua vida de acordo com o rabino até os 30 anos. Nessa época, ele poderia ter seus próprios discípulos. O treinamento de discipulado de um jovem com um rabino geralmente começava entre os 13 e 15 anos de idade. Se esse padrão fosse consistente com os seguidores de Jesus, alguns deles poderiam ter se juntado a Jesus já aos 13 anos e ainda seriam adolescentes na época de Sua morte, ressurreição e ascensão.

Embora a Bíblia não forneça as idades exatas dos discípulos de Jesus, é provável que todos eles tivessem entre 13 e 30 anos na época em que seguiram Jesus. Esse ponto de vista permite alguma variedade em suas idades, sendo João provavelmente o mais jovem e Pedro talvez um dos mais velhos, pois já era casado.

English



Voltar à página principal em português

Qual era a idade dos discípulos de Jesus?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries