settings icon
share icon
Pergunta

Quem são os israelitas?

Resposta


Os israelitas são os descendentes físicos de Abraão por meio de Isaque e Jacó. Deus mudou o nome de Jacó para Israel em Gênesis 32:28. A partir de então, seus filhos e outros descendentes passaram a ser chamados de "filhos de Israel" ou "israelitas".

Jacó (ou Israel) teve doze filhos, os progenitores das doze tribos de israelitas. Mais propriamente, qualquer membro de uma das tribos de Israel era chamado de "israelita". Vemos esse uso de israelita com frequência no Antigo Testamento (por exemplo, Êxodo 5:19; Levítico 24:10; Neemias 9:2). A palavra israelita é encontrada várias outras vezes no Novo Testamento: Jesus chama Natanael de "israelita" em João 1:47, e Paulo chama a si mesmo de "israelita" em Romanos 11:1.

A palavra israelita é frequentemente usada como sinônimo dos termos hebreu e judeu. Há algumas diferenças técnicas que separam essas palavras, mas, na maioria das vezes, essa troca de termos é aceitável. Às vezes nos referimos aos israelitas ou judeus como "o povo escolhido de Deus". Essa denominação está diretamente ligada à aliança que Deus fez com Abraão em Gênesis 12:1-3.

Os israelitas também receberam outras alianças com Deus: a Aliança Mosaica (Êxodo 19-24), a Aliança Palestina (ou da Terra) (Deuteronômio 29:1-29), a Aliança Davídica (1 Crônicas 17:11-14) e a Nova Aliança (Jeremias 31:31, 33). A Nova Aliança foi estendida, pela graça de Deus, para incluir qualquer pessoa - tanto judeus quanto gentios - que tenha fé em Jesus Cristo (Romanos 10:12).

No Novo Testamento, a palavra israelita assume outra conotação que tem a ver com a condição espiritual da pessoa. Jesus chamou Natanael de israelita "verdadeiro" (João 1:47). Anos mais tarde, Jesus se encontrou com Zaqueu, que era israelita de nascimento, e disse a respeito dele: "Hoje a salvação chegou a esta casa, pois este homem também é filho de Abraão" (Lucas 19:9). Combinamos isso com o ensinamento de Paulo de que "os que têm fé são filhos de Abraão" (Gálatas 3:7) para concluir que a salvação não se baseia na linhagem física, mas na fé no Messias. Há uma diferença entre um israelita de nascimento (sem fé) e um israelita "verdadeiro" (que possui a fé de Abraão). Nicodemos, um líder israelita, teve de nascer de novo (João 3:3).

Deus prometeu abençoar os israelitas se eles cumprissem a Lei de Moisés. Ao longo dos anos, Deus tem usado os israelitas de maneiras incríveis, como Paulo resume: "Eles são israelitas, e deles são a adoção, a glória, as alianças, a promulgação da lei, o culto e as promessas; deles são os patriarcas, e deles descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém" (Romanos 9:4-5). Deus também prometeu que toda a humanidade seria abençoada por meio da linhagem de Abraão (Gênesis 12:3). Jesus Cristo é o cumprimento dessa bênção universal.

English



Voltar à página principal em português

Quem são os israelitas?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries