settings icon
share icon
Pergunta

O que é a reconciliação cristã? Por que precisamos nos reconciliar com Deus?

Resposta


A reconciliação é a restauração de um relacionamento a um estado harmonioso após uma disputa; é a obtenção de um acordo a partir da discórdia entre duas partes. A reconciliação cristã é a obra de Deus através de Cristo, pela qual Ele restaura a humanidade a um relacionamento favorável consigo mesmo.

A reconciliação cristã pode ser ilustrada por dois antigos amigos que agora estão em conflito. O bom relacionamento de que antes desfrutavam está tenso ao ponto de ruptura. Eles param de se falar e os dois gradualmente se tornam estranhos. Eles podem até ser ativamente hostis entre si. No entanto, um dia algo acontece. Os dois amigos distantes começam a conversar; o orgulho e o ressentimento são deixados de lado; desculpas são estendidas e aceitas; a confiança é reconstruída. Quando a paz for finalmente restaurada e os amigos se abraçarem, a reconciliação terá sido alcançada. Agora, imagine que, entre os dois amigos, apenas um teve culpa. E o outro amigo, totalmente inocente, é quem iniciou o processo conciliatório – assim é a reconciliação cristã, pois Deus estendeu a mão aos pecadores.

A reconciliação necessariamente envolve mudança. Na reconciliação cristã, Deus não muda. Ele continua perfeito. Entretanto, Ele nos muda. Como resultado, o nosso relacionamento com Ele muda.

O meio que Deus usou para nos reconciliar consigo mesmo foi o Seu próprio Filho, Jesus Cristo: “Mas todas essas coisas procedem de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos confiou o ministério da reconciliação. Pois Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo, não levando em conta as transgressões dos homens; e nos encarregou da mensagem da reconciliação” (2 Coríntios 5:18–19). Na verdade, foi “porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida” (Romanos 5:10). A morte de Jesus faz toda a diferença. Quando Cristo morreu, Ele fez “a paz pelo sangue da sua cruz” (Colossenses 1:20).

O fato de necessitarmos de reconciliação significa que a nossa relação com Deus foi quebrada. E o fato de Deus ser santo significa que a culpa é nossa. O nosso pecado nos alienou dEle. A morte de Jesus Cristo na cruz é a base do nosso perdão e justificação. Pela graça, por meio da fé em Seu Filho, Deus nos transforma completamente à imagem de Cristo. Deus e o homem são reunidos: os que antes estavam mortos no pecado são ressuscitados para uma nova vida. “Não somos mais inimigos, ímpios, pecadores ou impotentes. Em vez disso, o amor de Deus foi derramado em nossos corações através do Espírito Santo que Ele nos deu (Romanos 5:5). É uma mudança no estado total de nossas vidas” (“Reconciliação”, Woodruff, W., Baker’s Evangelical Dictionary of Biblical Theology, Elwell, W., ed., Baker Books, 1996).

Poderíamos dizer que toda a Bíblia é a história da reconciliação cristã. Começamos no Jardim do Éden como amigos de Deus, sem vergonha e vivendo em comunhão com Deus e uns com os outros. Mas então o pecado entrou no mundo e todos os nossos relacionamentos foram rompidos. Tornamo-nos inimigos de Deus, procurando os nossos próprios caminhos e vivendo em aberta hostilidade para com Ele. Toda a Escritura, então, é um registro da reconciliação de Deus consigo mesmo. Nós fugimos e Ele nos perseguiu. Fomos dispersos como ovelhas e Ele enviou o Bom Pastor. Nós nos escondemos nas trevas e Ele enviou a Verdadeira Luz. Estávamos morrendo em uma seca causada por nós mesmos, e Ele enviou a Água Viva.

A graça e a bondade de Deus estão plenamente manifestadas na reconciliação cristã. “A vós também, que no passado éreis estrangeiros e inimigos no entendimento por causa das vossas obras más, agora ele vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, a fim de vos apresentar santos, inculpáveis e irrepreensíveis diante dele” (Colossenses 1:21–22).

Como aqueles que foram reconciliados com Deus, recebemos “o ministério da reconciliação” (2 Coríntios 5:18). Foi-nos confiada “a mensagem da reconciliação” (versículo 19). Agora levamos o evangelho a um mundo moribundo, dizendo: “suplicamos-vos por Cristo que vos reconcilieis com Deus” (versículo 20). O sacrifício perfeito de Jesus na cruz fez expiação pelo pecado (Hebreus 2:17). Pela Sua morte, Ele trouxe harmon
English



Voltar à página principal em português

O que é a reconciliação cristã? Por que precisamos nos reconciliar com Deus?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries