settings icon
share icon
Pergunta

Por que os discípulos nem sempre reconheceram Jesus após a Sua ressurreição?

Resposta


A Bíblia não nos diz especificamente por que os seguidores de Cristo nem sempre reconheceram Jesus após a Sua ressurreição. Como resultado, algumas das informações a seguir são especulações. Tendo isso em mente, há algumas coisas que podem ter contribuído para que os discípulos não reconhecessem Jesus imediatamente quando Ele apareceu a eles pela primeira vez após a Sua ressurreição. Primeiro, embora Jesus tivesse predito que ressuscitaria no terceiro dia, os discípulos não entenderam completamente (Marcos 9:32), porque claramente não estavam esperando que Ele ressuscitasse. Isso pode explicar parte da surpresa e do choque deles ao vê-Lo.

Um dos casos em que Jesus não foi reconhecido foi quando Maria Madalena foi ao sepulcro de manhã cedo (João 20:15). Em vez de reconhecer Jesus, ela o confundiu com o jardineiro. Um aspecto importante a ser lembrado é que não sabemos a que distância Maria estava de Jesus quando O identificou erroneamente. Pode ser que ela estivesse simplesmente longe demais para reconhecer claramente quem era até que Ele falasse com ela. Em segundo lugar, devemos nos lembrar de que, como era muito cedo pela manhã, a luz não estava muito forte, o que também poderia ter dificultado a visão clara de Maria. Quando juntamos isso ao fato de que ela não esperava vê-lo vivo, é fácil entender por que ela não O reconheceu à distância até que Ele falou com ela.

Um segundo caso em que Jesus não foi reconhecido imediatamente foi quando os discípulos não o reconheceram quando estavam pescando (João 21:4). Isso também pode estar relacionado à distância que Jesus poderia estar deles. Um terceiro exemplo é quando os dois discípulos no caminho de Emaús (Lucas 24:13-35) não reconheceram Jesus até que Ele partiu o pão. Como esses dois discípulos poderiam ter caminhado, conversado e comido com Jesus sem reconhecê-lo? Nesse caso, parece que foram impedidos sobrenaturalmente de reconhecer Jesus. Talvez Jesus tenha assumido uma aparência diferente para não ser reconhecido. Por que Jesus teria feito isso? A Bíblia não diz. Talvez Jesus tenha "ocultado" Sua identidade para que os dois discípulos realmente pensassem nas coisas que Jesus estava dizendo, em vez de aceitarem o ensinamento cegamente, como provavelmente teriam feito se soubessem que era Jesus.

O que podemos saber com certeza é que foi o próprio Jesus que apareceu a eles por causa de todo o testemunho daqueles que viram o Cristo ressuscitado. Além disso, houve o testemunho da notável mudança que ocorreu na vida dos discípulos. Imediatamente antes e depois da crucificação, os onze apóstolos estavam se escondendo com medo, mas depois de passarem um tempo considerável com o Cristo ressuscitado, eles se tornaram evangelistas destemidos, proclamando o evangelho com ousadia, independentemente da oposição. Além disso, todos acabaram dando a vida por causa do evangelho. Somente o fato de testemunhar o Jesus Cristo ressuscitado pode ser responsável por uma mudança tão radical.

English



Voltar à página principal em português

Por que os discípulos nem sempre reconheceram Jesus após a Sua ressurreição?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries