settings icon
share icon
Pergunta

O que é a sabedoria divina?

Resposta


Provérbios 16:16 diz: "É bem melhor adquirir sabedoria do que ouro! É bem melhor escolher entendimento do que prata!" A Bíblia nos exorta com frequência a buscar a sabedoria acima de todas as coisas (por exemplo, Provérbios 4:7). Mas há diferentes tipos de sabedoria. Primeira Coríntios 3:19 diz: "Porque a sabedoria deste mundo é uma tolice diante de Deus." E o versículo 20 diz: "O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são fúteis." Obviamente, há uma diferença entre a sabedoria divina e a sabedoria mundana (veja Tiago 3:13-17).

A sabedoria divina, é claro, vem de Deus e honra a Deus. A sabedoria divina começa com o temor de Deus e resulta em uma vida santa. A sabedoria mundana, por outro lado, não está preocupada em honrar a Deus, mas em agradar a si mesmo. Com a sabedoria mundana, podemos nos tornar instruídos, espertos e ter "bom senso" que nos permite jogar o jogo do mundo com sucesso. A sabedoria divina nos capacita a nos prepararmos para a eternidade. Com a sabedoria divina, trocamos os valores terrenos pelos valores bíblicos (1 João 2:15-16). Reconhecemos que somos cidadãos de outro reino e fazemos escolhas que refletem essa fidelidade (Filipenses 1:27; 3:20). Ter sabedoria divina significa que nos esforçamos para ver a vida sob a perspectiva de Deus e agir de acordo com ela.

O livro de Provérbios é parte da Bíblia conhecida como literatura de sabedoria. Provérbios está repleto de instruções práticas para a vida. Muitos provérbios contrastam os sábios com os tolos e advertem contra a repetição de ações tolas (por exemplo, Provérbios 3:35; 14:24; 15:7; 26:11). Todos cometem erros, mas os sábios aprendem com seus erros e tomam medidas para evitar repeti-los. Os tolos podem cometer o mesmo erro várias vezes e nunca aprender a lição.

A sabedoria divina pode parecer muito diferente da sabedoria mundana. Jesus destacou essas diferenças em Seu Sermão da Montanha (Mateus 5-7). Por exemplo, Ele disse: "Vocês ouviram o que foi dito: 'Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo'. Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que os perseguem, para que sejam filhos do seu Pai que está nos céus." A sabedoria divina muitas vezes exige que façamos o que é oposto às nossas inclinações naturais. A sabedoria divina vai contra a "sabedoria convencional" da época; ela não se concentra na autopreservação, mas na promoção do reino de Deus. Só podemos viver com sabedoria divina quando nos comprometemos a crucificar nossa carne e a viver no Espírito (consulte Gálatas 2:20; Efésios 5:16, 25).

A principal maneira de obtermos sabedoria divina é aprendendo a Palavra de Deus (Salmo 119:169). "A exposição das tuas palavras concede luz, dá entendimento aos simples" (Salmo 119:130). Ninguém nasce sábio; precisamos adquirir sabedoria de Deus se quisermos ser verdadeiramente sábios: "Teu mandamento me faz mais sábio do que meus inimigos, pois está sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque teus testemunhos são minha meditação. Sou mais instruído do que os anciãos, pois tenho guardado teus preceitos" (Salmo 119:98-100).

Colossenses 3:16 diz: "A palavra de Cristo habite ricamente em vós, em toda a sabedoria; ensinai e aconselhai uns aos outros com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão no coração." A imersão na Palavra de Deus produz um coração de adoração e ação de graças. Esse coração de adoração se torna um solo fértil para o crescimento das sementes da sabedoria. Jesus orou ao Pai: "Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade" (João 17:17). Ele quer que Seus seguidores sejam separados do mundo, fazendo escolhas piedosas e vivendo vidas piedosas (1 Pedro 1:15). Só podemos fazer isso quando Sua Palavra vive em nós.

Também podemos desenvolver a sabedoria divina selecionando cuidadosamente aqueles que caminham conosco na vida: "Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos tolos sofrerá aflição" (Provérbios 13:20). Paulo instruiu os coríntios a "imitar-me como eu imito a Cristo" (1 Coríntios 4:16; 11:1). Aqueles que desejam sabedoria divina escolherão como seus heróis aqueles que demonstram sabedoria em sua vida pessoal.

As Escrituras nos dizem para pedir sabedoria divina: "Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça a Deus, que a concede livremente a todos sem criticar, e lhe será dada" (Tiago 1:5). Deus quer que tenhamos Sua sabedoria. Ele tem o prazer de nos dar quando nosso coração está disposto a recebê-la. No entanto, Tiago prossegue dizendo: "Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois quem duvida é semelhante à onda do mar, movida e agitada pelo vento. Tal homem não deve pensar que receberá do Senhor alguma coisa, pois vacila e é inconstante em todos os seus caminhos" (versículos 6-8). Deus conhece a posição de nosso coração. Quando nos comprometemos a confiar nEle e a obedecer à Sua Palavra, Ele derrama Sua sabedoria sobre nós (veja Jeremias 29:13). Mas se quisermos manter o direito de desobedecer, estaremos com a mente dupla e talvez não recebamos a sabedoria que pedimos.

Salomão recebeu sabedoria divina quando a pediu ao Senhor (2 Crônicas 1:10-11). Ele ficou conhecido por sua grande sabedoria, mas, em seus últimos anos, deixou de seguir a sabedoria que lhe fora dada. Ele desobedeceu ao Senhor e até começou a adorar ídolos (1 Reis 11:1-11). O fato de ter recebido sabedoria não garantiu que Salomão seguisse o caminho da sabedoria. Infelizmente, ele trocou sua sabedoria divina pela sabedoria mundana e sofreu por isso. O restante de 1 Reis 11 detalha a queda de Salomão quando o Senhor retirou Sua mão de bênção de um homem que já foi grande.

"Sim, se clamares por discernimento

e levantares tua voz por entendimento;

se o buscares como quem busca a prata

e o procurares como quem procura tesouros escondidos;

então entenderás o temor do SENHOR

e acharás o conhecimento de Deus.

Pois o SENHOR dá a sabedoria;

o conhecimento e o entendimento procedem da sua boca"

(Provérbios 2:3-6).

English



Voltar à página principal em português

O que é a sabedoria divina?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries