settings icon
share icon
Pergunta

Quais são algumas maneiras que eu poderia servir na igreja?

Resposta


De acordo com a Bíblia, cada cristão recebeu pelo menos um dom espiritual para usar em serviço ao corpo de Cristo. "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!" (1 Pedro 4:10-11, compare Efésios 4:11-16). Portanto, um passo importante na determinação de como melhor servir na igreja é descobrir quais são os nossos dons espirituais. É claro que não precisamos saber qual é o nosso dom antes de começarmos a nos envolver na igreja. Na verdade, muitas vezes descobrimos os nossos dons no processo de servir. Os dons espirituais estão listados em Romanos 12:6-8 e 1 Coríntios 12:4-11, 28.

Há uma diferença entre o Corpo de Cristo universal (1 Coríntios 12:12-13) e os cristãos da igreja local para a adoração corporativa (Hebreus 10:25). Entretanto, não há diferença na maneira como os cristãos devem usar seus dons espirituais, porque servir a Deus é uma proposição de vinte e quatro horas, não um evento de domingo apenas. Todos os cristãos em todos os lugares devem estar servindo a Deus em suas igrejas locais e procurando oportunidades de servir fora dos muros do edifício da igreja (2 Coríntios 9:12-13). Pode ser difícil descobrir qual o dom espiritual que Deus concedeu, mas é melhor servir em algum lugar do que em lugar nenhum (Romanos 12:11). Muitas vezes, a descoberta do dom se torna mais clara no fazer - ao servirmos de várias formas, aprendemos em que somos bons e o que toca no nosso coração (1 Crônicas 28:9).

Há sempre mais necessidades do que trabalhadores dispostos; isso foi verdade nos dias de Cristo e ainda é verdade hoje (Mateus 9:37). Nunca é um problema encontrar uma necessidade na igreja local. De evangelizar a comunidade (que todos os cristãos são chamados a fazer, Atos 1:8) para a limpeza dos banheiros, há sempre muito trabalho a ser feito. É bom perguntar à liderança da igreja sobre as necessidades da congregação. Tenha uma conversa com o pastor e os anciãos sobre quais tarefas estão abertas e como podem ou não podem ser adequadas para você.

Aqui estão alguns exemplos de posições de serviço em congregações locais:

• Professores de escola dominical e de estudo bíblico (uma vez examinados)
• Líderes de crianças e jovens
• Administradores
• Secretários
• Zeladores e trabalhadores de manutenção para cuidar do prédio e terreno
• Trabalhadores de transporte para crianças ou outros que não podem dirigir
• Trabalhadores para alcançar a comunidade
• Porteiros e recepcionistas
• Membros do coral e solistas
• Músicos
• Diretores musicais, líderes de louvor, etc.
• Técnicos de áudio e vídeo
• Administradores de websites e coordenadores de mídia social
• Tesoureiros e contadores
• Trabalhadores de cozinha
• Trabalhadores do berçário

Cada membro de cada igreja deve estar servindo de alguma maneira, e cada servo do Senhor deve se lembrar de que isso se trata de mais do que apenas servir aos outros – é uma questão de amá-los: "sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor" (Gálatas 5:13). Servir a igreja pode assumir muitas formas: cuidar dos filhos para que um jovem casal possa sair e passar tempo a dois, preparar uma refeição para uma família atingida por doença, visitar uma viúva idosa e que não pode sair de casa, ou apenas fazer uma ligação e dizer: "Eu estava pensando em você hoje". Os cristãos podem ocupar-se em tarefas de serviço como as listadas acima, mas o muito fazer, sem amor, é sem sentido (1 Coríntios 13:1-3). À medida que seguimos adiante servindo a Deus e aos outros, que façamo-lo com espírito de humildade e amor fraterno (Filipenses 2:1-4).

English



Voltar à página principal em português

Quais são algumas maneiras que eu poderia servir na igreja?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries