settings icon
share icon
Pergunta

Quais são os sete batismos mencionados na Bíblia e o que eles significam?

Resposta


Historicamente, o batismo tem sido usado como um rito de iniciação, demonstrando a entrada do batizado em uma nova crença ou observância. O batismo na igreja também é um símbolo do perdão dos pecados que recebemos na salvação - da mesma forma que Pilatos tentou demonstrar sua inocência lavando as mãos com água (Mateus 27:24), os cristãos demonstram que foram purificados por Cristo quando são batizados com água.

Alguns estudantes da Bíblia identificaram sete batismos nas Escrituras. Os sete batismos são geralmente listados como sendo estes:

1) O batismo de Moisés (1 Coríntios 10:1-3) - quando os israelitas foram libertados da escravidão no Egito, eles foram "batizados em Moisés na nuvem e no mar". Ou seja, eles foram identificados com Moisés e sua libertação ao passar pelo Mar Vermelho e seguir a presença de Deus na nuvem (Êxodo 13:21). Paulo usa isso como uma comparação com a forma como os cristãos são identificados com Cristo e Sua salvação. Aqueles que seguiram Moisés passaram pela água e, assim, foram iniciados em uma nova vida de liberdade e cumprimento da lei; aqueles que seguem Jesus Cristo, que é maior do que Moisés, passam pelas águas do batismo e, assim, são iniciados em uma nova vida de liberdade e graça.

2) O batismo de João (Marcos 1:4) - enquanto João Batista pregava o arrependimento dos pecados em preparação para a vinda do Messias, ele batizava as pessoas no Jordão. Aqueles que foram batizados por João estavam demonstrando sua fé na mensagem de João e sua necessidade de confessar seus pecados. Em Atos 18:24-25, um discípulo de João chamado Apolo prega em Éfeso; no entanto, conhecendo apenas o batismo de João e a necessidade de arrependimento, ele precisava ser mais instruído sobre a morte e a ressurreição de Cristo. Mais tarde, na mesma cidade, em Atos 19:1-7, Paulo encontra mais alguns seguidores de João. Esses discípulos haviam sido batizados para o arrependimento, mas não tinham ouvido falar do novo nascimento ou do Espírito Santo. Paulo lhes ensinou toda a mensagem de salvação em Cristo, e eles receberam a mensagem e foram posteriormente batizados em nome de Jesus.

3) O batismo de Jesus (Mateus 3:13-17) - esse foi o ato de Jesus de se identificar com a humanidade pecadora. Embora Jesus não precisasse se arrepender do pecado, Ele foi até João para ser batizado. João se recusou a realizar o batismo, dizendo que Jesus é quem deveria batizá-lo (Mateus 3:13-14). Mas Jesus disse a João para prosseguir com o batismo: "Deixa por enquanto; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então João consentiu" (versículo 15). Nesse batismo, Jesus colocou Seu selo de aprovação no ministério de João e também deu início ao Seu próprio ministério. Quando Jesus saiu da água, o Pai falou do céu e o Espírito Santo desceu em forma corpórea sobre Jesus (versículos 16-17).

4) O batismo de fogo (Mateus 3:11-12) - João profetizou que Jesus batizaria os homens "com fogo". Isso se refere ao fato de Jesus julgar o mundo por seus pecados (veja João 5:22). Imediatamente após mencionar o batismo de fogo, João descreve Jesus como supervisor de uma colheita que está por vir: "Ele traz na mão a sua pá e limpará sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo que não se apaga" (versículo 12; cf. Mateus 13:24-30, 36-43). Aqueles que forem julgados por Cristo no último dia serão lançados no lago de fogo (Apocalipse 20:15).

5) O batismo do Espírito Santo (Efésios 1:13-14; 1 Coríntios 12:13) - João também previu que Jesus batizaria os homens com o Espírito Santo (Mateus 3:11). Esse é um batismo espiritual, e é o batismo que nos salva. Na salvação, somos "imersos" no Espírito Santo. O Espírito nos cobre, habita em nós, nos enche e nos torna parte do corpo espiritual de Cristo. O batismo do Espírito é o que nos inicia em uma nova vida em Cristo. As primeiras pessoas a vivenciar o batismo do Espírito foram os crentes em Atos 2, no dia de Pentecostes. A entidade espiritual conhecida como o corpo de Cristo é formada por esse batismo: "Pois todos fomos batizados por um só Espírito para ser um só corpo" (1 Coríntios 12:13).

6) O batismo da cruz (Marcos 10:35-39) - Jesus usou a linguagem do batismo para se referir a Seus sofrimentos (e aos de Seus discípulos). Tiago e João, os Boanerges, foram até Jesus pedindo um lugar de honra no reino. Jesus lhes perguntou: "Vocês podem . . ser batizados com o batismo com que eu sou batizado?" (Marcos 10:38). Eles responderam que sim, e Jesus confirmou: "Vocês serão ... batizados com o batismo com que eu fui batizado" (versículo 39). O "batismo" de que Jesus fala aqui é o sofrimento que Ele teria de suportar. Tiago e João também sofreriam.

7) O batismo dos crentes (Mateus 28:19) - trata-se de uma lavagem com água para simbolizar a ação do Espírito Santo no coração do crente. O batismo do crente é uma das duas ordenanças dadas à igreja. Diferentes igrejas praticam diferentes modos de batismo, mas todos os que seguem a Cristo devem ser batizados, pois isso é ordenado por nosso Senhor. O batismo nas águas retrata algumas verdades espirituais maravilhosas. Quando somos salvos, somos "sepultados" com Cristo e "ressuscitamos" em novidade de vida; nossos pecados são "lavados" e somos purificados. É o batismo no Espírito que nos salva, mas o batismo na água é a expressão externa desse evento. "Ou ignorais que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida" (Romanos 6:3-4).

Dos sete batismos encontrados nas Escrituras, apenas dois são de importância pessoal para o cristão de hoje: o batismo do Espírito Santo (que nos salva) e o batismo nas águas do crente (que nos identifica com a igreja). Os outros batismos eram exclusivos de outras épocas, limitados a certas pessoas ou (no caso do batismo de fogo) ainda futuros.

English



Voltar à página principal em português

Quais são os sete batismos mencionados na Bíblia e o que eles significam?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries