settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o significado da cruz?

Resposta


Basicamente, o significado da cruz é a morte. Desde cerca do século 6 aC até o século 4 dC, a cruz era um instrumento de execução que resultava na morte de maneiras mais torturantes e dolorosas. Na crucificação, uma pessoa ou era amarrada ou pregada a uma cruz de madeira e ficava pendurada até que morresse. A morte seria lenta e extremamente dolorosa. No entanto, por causa de Cristo e sua morte na cruz, o significado da cruz hoje é completamente diferente.

No Cristianismo, a cruz é a interseção do amor de Deus e sua justiça. Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29). A referência a Jesus como o Cordeiro de Deus aponta de volta à instituição da Páscoa judaica em Êxodo 12. Os israelitas receberam a ordem de sacrificar um cordeiro sem defeito e passar o sangue desse cordeiro nos umbrais de suas casas. O sangue seria o sinal para que o Anjo da Morte "passasse por cima" daquela casa, deixando os abrangidos pelo sangue em segurança. Quando Jesus veio a João para ser batizado, João o reconheceu e gritou: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" (João 1:29), identificando assim ele e o plano de Deus para que fosse sacrificado pelo pecado.

Alguém poderia perguntar por que Jesus teve que morrer no primeiro lugar. Esta é a mensagem abrangente de toda a Bíblia - a história de redenção. Deus criou os céus e a terra, e ele criou o homem e a mulher à sua imagem e os colocou no jardim do Éden para cuidarem dele. No entanto, devido às tentações de Satanás (a serpente), Adão e Eva pecaram e caíram da graça de Deus. Além disso, eles passaram a maldição do pecado aos seus filhos para que todos herdassem o seu pecado e culpa. Deus Pai enviou o seu Filho unigênito ao mundo para que assumisse a carne humana e fosse o Salvador do seu povo. Nascido de uma virgem, Jesus evitou a maldição da queda que infecta todos os outros seres humanos. Como o Filho de Deus sem pecado, ele poderia fornecer o sacrifício sem mácula que Deus requer. A justiça de Deus exigia julgamento e punição para o pecado; o amor de Deus o levou a enviar o seu único Filho como propiciação por esse pecado.

Por causa do sacrifício expiatório de Jesus na cruz, aqueles que depositam a sua fé e confiança n'Ele para a salvação recebem a promessa da vida eterna (João 3:16). No entanto, Jesus chamou os seus seguidores a tomar a sua cruz e segui-lo (Mateus 16:24). Este conceito de "tomar a cruz" hoje perdeu muito de seu significado original. Normalmente, usamos "tomar a cruz" para denotar uma circunstância inconveniente ou incômoda (por exemplo, "meu adolescente problemático é a minha cruz para carregar"). No entanto, devemos ter em mente que Jesus está chamando os seus discípulos a se envolverem em uma radical autonegação. A cruz significava apenas uma coisa a um pessoa do primeiro século - morte. "Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á" (Mateus 16:25). Gálatas reitera esse tema de fazer morrer o nosso ser pecaminoso para então ressurgir e andar na nova vida através de Cristo: "Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim" (Gálatas 2:20).

Há lugares no mundo onde os cristãos são perseguidos, até mesmo ao ponto de morte, por sua fé. Eles sabem o que significa tomar a sua cruz e seguir a Jesus de uma maneira muito real. Para aqueles que não estão sendo perseguidos de tal forma, a exigência ainda é a de permanecer fiel a Cristo. Mesmo que nunca sejamos chamados a dar o último sacrifício, devemos estar dispostos a fazê-lo por amor Àquele que nos salvou e deu a sua vida por nós.
English



Voltar à página principal em português

Qual é o significado da cruz?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries