settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o significado da palavra grega kairos?

Resposta


A palavra kairos é uma palavra grega antiga que significa "oportunidade", "estação" ou "tempo adequado". Outra palavra grega para "tempo" era chronos. Uma sequência de momentos era expressa como chronos, enfatizando a duração do tempo; um tempo determinado era expresso como kairos, sem levar em conta a duração do tempo. Assim, chronos era mais linear e quantitativo, e kairos era mais não linear e qualitativo.

A Bíblia usa a palavra kairos e seus cognatos 86 vezes no Novo Testamento (por exemplo, em Mateus 8:29; Lucas 19:44; e Atos 24:25). A palavra geralmente inclui a ideia de uma oportunidade ou de um momento adequado para a realização de uma ação. Quando "aproveitamos o dia", estamos tirando proveito do kairos que nos foi dado. Kairos está relacionado à palavra grega kara ("cabeça"). Um kairos é um momento em que as coisas "chegam a um ponto crítico", exigindo uma ação decisiva.

Na parábola de Jesus sobre o trigo e o joio, o Senhor se refere ao julgamento vindouro como uma colheita: "Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo [kairos] da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro" (Mateus 13:30). Ao usar kairos aqui, Jesus enfatiza o fato de que o Dia do Julgamento é um tempo determinado, e nesse tempo ocorrerão certas coisas apropriadas para o dia.

Havia "um tempo determinado" para o nascimento de João Batista (Lucas 1:20). O Senhor promete recompensar Seus servos no "tempo certo" (Lucas 12:42). Jesus prediz que Israel será julgado "porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação" (Lucas 19:44, ênfase adicionada). Cada um desses usos de kairos denota um momento único em que algo especial deveria acontecer.

A Bíblia adverte que devemos aproveitar ao máximo as oportunidades que Deus nos dá. Os incrédulos têm a responsabilidade de responder às oportunidades de crer no evangelho. O primeiro sermão registrado de Jesus foi simples: "O tempo está cumprido [kairos]. . . . , e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho" (Marcos 1:15). Quando o povo da Galileia foi confrontado com a mensagem transformadora de Jesus, Deus esperava que eles acreditassem.

O governador Félix estava ouvindo Paulo falar e "ficou Félix amedrontado e disse: Por agora, podes retirar-te, e, quando eu tiver vagar, chamar-te-ei" (Atos 24:25). Félix queria escolher sua própria oportunidade de responder ao evangelho, ignorando a oportunidade do presente. Ao fazer isso, ele respondeu de fato - ele rejeitou o evangelho.

Paulo comunicou a urgência do evangelho: "Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno [kairos], eis, agora, o dia da salvação" (2 Coríntios 6:2). Há uma janela de oportunidade para aceitar a salvação de Deus, e não sabemos quando essa janela se fechará.

O crente deve aproveitar as oportunidades para servir ao Senhor. "Por isso, enquanto tivermos oportunidade [kairos], façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé" (Gálatas 6:10). Devemos "remir o tempo [kairos], porque os dias são maus" (Efésios 5:16). E "não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo [kairos] ceifaremos, se não desfalecermos" (Gálatas 6:9).

English



Voltar à página principal em português

Qual é o significado da palavra grega kairos?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries