settings icon
share icon
Pergunta

Qual era o papel bíblico do sumo sacerdote?

Resposta


O sumo sacerdote era o líder religioso supremo dos israelitas. O cargo de sumo sacerdote era hereditário e vinha desde Arão, o irmão de Moisés, da tribo dos levitas (Êxodo 28:1; Números 18:7). O sumo sacerdote tinha de ser "íntegro" fisicamente (sem nenhum defeito físico) e santo em sua conduta (Levítico 21:6-8).

Como o sumo sacerdote ocupava a posição de liderança, uma de suas funções era supervisionar as responsabilidades de todos os sacerdotes subordinados (2 Crônicas 19:11). Embora o sumo sacerdote pudesse participar dos ministérios sacerdotais comuns, somente algumas funções eram atribuídas a ele. Somente o sumo sacerdote podia usar o Urim e o Tumim (pedras gravadas semelhantes a dados, usadas para determinar a verdade ou a falsidade). Por esse motivo, o povo hebreu ia até o sumo sacerdote para saber a vontade de Deus (Números 27:21). Um exemplo disso é quando Josué foi comissionado por Eleazar, o sumo sacerdote, para assumir algumas das responsabilidades de Moisés (Números 27:21). No Novo Testamento, encontramos uma referência ao fato de o sumo sacerdote ter o dom da profecia (João 11:49-52).

O sumo sacerdote tinha de oferecer uma oferta pelo pecado não apenas pelos pecados de toda a congregação, mas também por si mesmo (Levítico 4:3-21). Quando um sumo sacerdote morria, todos os que estavam confinados nas cidades de refúgio por terem causado acidentalmente a morte de outra pessoa recebiam a liberdade (Números 35:28).

O dever mais importante do sumo sacerdote era realizar o serviço no Dia da Expiação, o décimo dia do sétimo mês de cada ano. Somente ele tinha permissão para entrar no Lugar Santíssimo, atrás do véu, para se apresentar diante de Deus. Depois de fazer um sacrifício por si mesmo e pelo povo, ele levava o sangue para o Santo dos Santos e o aspergia sobre o propiciatório, o "trono" de Deus (Levítico 16:14-15). Ele fazia isso para fazer expiação por si mesmo e pelo povo por todos os pecados cometidos durante o ano que estava terminando (Êxodo 30:10). É esse serviço específico que é comparado ao ministério de Jesus como o nosso Sumo Sacerdote (Hebreus 9:1-28).

Ao entendermos o papel do sumo sacerdote, podemos compreender melhor o significado de Cristo oferecer a Si mesmo por nossos pecados de uma vez por todas (Hebreus 9:26; 10:10, 12). Por meio do sacrifício de Cristo por nós, somos santificados e separados para Ele. Ao entrar na presença de Deus em nosso favor, Cristo garantiu para nós uma "redenção eterna" (Hebreus 9:12). Como Paulo escreveu: "Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem" (1 Timóteo 2:5).

English



Voltar à página principal em português

Qual era o papel bíblico do sumo sacerdote?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries