settings icon
share icon
Pergunta

O que Jesus quis dizer quando nos instruiu a dar a outra face?

Resposta


Em Mateus 5:38-39, Jesus diz: "Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra." O conceito de "dar a outra face" é difícil de entender. Permitir um segundo tapa depois de ter levado um tapa uma vez não é algo natural.

Na seção do Sermão da Montanha, em que Jesus nos ordena a dar a outra face, Ele aborda a necessidade de uma verdadeira transformação, em vez da mera observância de regras. Não basta obedecer à letra da lei; devemos nos conformar com o espírito da lei também.

Grande parte do material que envolve a ordem de Jesus de dar a outra face complementa a natureza de Sua vinda, que foi caracterizada pela misericórdia, amor sacrificial e longanimidade para com os pecadores. Ao mesmo tempo, Jesus afirma o princípio "os últimos são os primeiros", no qual se baseia o reino de Deus. Por exemplo, Ele nos diz para fazer um esforço extra por alguém que nos maltrata (Mateus 5:41) e para amar e orar por nossos inimigos em vez de manter inimizade contra eles (versículo 44). Em resumo, Jesus está dizendo que precisamos ser puros por dentro e por fora e o mais complacentes possível para o bem de um mundo perdido.

Uma palavra sobre o "tapa" que Jesus diz que devemos suportar. Aqui Jesus fala de ofensas pessoais de qualquer tipo. O tapa (ou a "palmada") não precisa envolver violência física literal. Mesmo em nossos dias, um "tapa na cara" é uma metáfora para um insulto ou uma ofensa inesperada. Alguém o insultou? Deixe-o, diz Jesus. Você ficou chocado e ofendido? Não fique. E não retribua insulto por insulto. Dê a outra face.

O comentário de Matthew Henry sobre esse versículo é útil: "Sofra qualquer dano que possa ser suportado, por causa da paz, entregando suas preocupações à guarda do Senhor. E o resumo de tudo é que os cristãos devem evitar disputas e conflitos. Se alguém disser: 'A carne e o sangue não podem suportar tal afronta', lembre-se de que a carne e o sangue não herdarão o reino de Deus; e aqueles que agem de acordo com princípios corretos terão mais paz e conforto" (Concise Commentary, entrada de Mateus 5:38).

Dar a outra face não implica pacifismo, nem significa que colocamos a nós mesmos ou a outros em perigo. A ordem de Jesus de dar a outra face é simplesmente uma ordem para renunciar à retaliação por ofensas pessoais. Ele não estava definindo a política externa do governo e não estava descartando o sistema judicial. Os crimes ainda podem ser processados e as guerras ainda podem ser travadas, mas o seguidor de Cristo não precisa defender seus "direitos" pessoais ou vingar sua honra.

Houve uma época na história em que um homem se sentia compelido a proteger sua honra contra alguém que o difamasse ou manchasse seu caráter. A parte ofendida desafiava o ofensor para um duelo. Espadas, armas de fogo ou outras armas eram escolhidas, e os dois inimigos se enfrentavam. Na maioria dos casos, ocorria um derramamento de sangue sem sentido. Samuel Johnson escreveu a favor da prática do duelo: "Um homem pode atirar no homem que invade seu caráter, assim como pode atirar naquele que tenta invadir sua casa." O problema é que "invasões de caráter" são exatamente o que Jesus nos disse para tolerar em Mateus 5:38. Dar a outra face teria sido uma opção melhor do que um duelo, e teria salvado vidas.

A retaliação é o que a maioria das pessoas espera e como as pessoas mundanas agem. Dar a outra face requer ajuda do alto. Responder ao ódio com amor e ignorar as ofensas pessoais demonstra o poder sobrenatural do Espírito Santo que habita em nós e pode proporcionar a chance de compartilhar o evangelho.

Jesus foi, é claro, o exemplo perfeito de dar a outra face, pois ficou em silêncio diante de Seus acusadores e não clamou por vingança dos céus contra aqueles que O crucificaram. Em vez disso, Ele orou: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 23:34).

English



Voltar à página principal em português

O que Jesus quis dizer quando nos instruiu a dar a outra face?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries