settings icon
share icon
Pergunta

Quais foram o significado e a importância do Concílio de Jerusalém (Atos 15)?

Resposta


Nos primeiros dias da igreja cristã, a igreja era composta predominantemente por judeus. Em Atos, capítulo 8, o evangelho se espalhou para os samaritanos (que eram uma mistura étnica de judeus e gentios), e muitos samaritanos receberam Jesus Cristo como Salvador. Em Atos, capítulo 10, o apóstolo Pedro foi o primeiro a levar o evangelho especificamente aos gentios, e muitos receberam Cristo como Salvador. Em Atos, capítulos 13-14, Paulo e Barnabé tiveram um ministério muito frutífero entre os gentios. Todos esses gentios que se voltaram para a fé em Cristo causaram preocupação entre os crentes judeus, expressa pela primeira vez em Atos 11:1-18, e as questões que causaram preocupação foram finalmente decididas no Concílio de Jerusalém (Atos 15). Os problemas se concentraram em duas questões: Os gentios precisam primeiro se tornar judeus antes de se tornarem cristãos? Os gentios precisam observar a Lei Mosaica depois de se tornarem cristãos?

O impulso para o Concílio de Jerusalém é dado em Atos 15, versículos 1 e 5: "Certos homens que desceram da Judeia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes, segundo o costume instituído por Moisés, não podeis ser salvos.... Mas alguns do grupo religioso dos fariseus, que haviam crido, levantaram-se e disseram que era necessário circuncidá-los e mandar que obedecessem à lei de Moisés." Alguns cristãos judeus estavam ensinando que os gentios tinham de observar a Lei Mosaica e os costumes judaicos para serem salvos. Como esse ensinamento contradizia claramente o fato de que a salvação era somente pela graça, somente pela fé, somente em Cristo (Atos 15:11), os apóstolos e os líderes da igreja realizaram o primeiro conselho cristão para resolver a questão. Nos versículos 7-11, o apóstolo Pedro falou de seu ministério com os gentios, conforme registrado em Atos, capítulo 10. Pedro se concentrou no fato de que o Espírito Santo foi dado aos gentios incircuncisos exatamente da mesma forma que o Espírito Santo foi dado aos apóstolos e aos crentes judeus no dia de Pentecostes. Isso levou Pedro a concluir que não se deveria "impor aos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar" (Atos 15:10).

O meio-irmão de Jesus, Tiago, que havia se tornado líder da igreja em Jerusalém, concordou com Pedro e declarou: "Por isso, penso que não se deve perturbar os que dentre os gentios se convertem a Deus" (Atos 15:19). O Conselho de Jerusalém passou então a dar quatro "regras" pelas quais os cristãos gentios deveriam viver. Essas não eram regras que os gentios deveriam seguir para serem salvos. Em vez disso, as regras eram para criar harmonia entre os cristãos judeus e gentios no primeiro século. As quatro regras que o Conselho de Jerusalém decidiu foram que os cristãos gentios deveriam se abster de alimentos poluídos por ídolos, imoralidade sexual, carne de animais estrangulados e sangue. As instruções não tinham a intenção de garantir a salvação, mas de promover a paz na igreja primitiva.

É interessante que a questão com a qual o Concílio de Jerusalém estava lidando ainda é um grande problema na igreja hoje. Há grupos que ainda ensinam que os cristãos devem obedecer à Lei do Antigo Testamento. Quer se trate do Dia do Senhor ou das leis alimentares ou de toda a Lei do Antigo Testamento fora do sistema de sacrifícios - há grupos que declaram que a observância da Lei é necessária para a salvação ou, pelo menos, um aspecto crucialmente importante da vida cristã. Infelizmente, esses grupos ignoram completamente ou interpretam de forma grosseira e errônea a decisão do Concílio de Jerusalém. O objetivo específico do Concílio de Jerusalém era decidir quais aspectos da Lei do Antigo Testamento os cristãos deveriam observar, se é que havia algum. O Concílio de Jerusalém, com o objetivo de fundir as culturas judaica e gentia dentro da igreja de Antioquia, disse que os gentios deveriam abandonar suas antigas práticas pagãs associadas à idolatria. Não houve nenhuma menção ao sábado. Além disso, o Conselho de Jerusalém deixou bem claro que essas regras não eram requisitos para a salvação, reafirmando que a salvação é pela graça tanto para judeus quanto para gentios (Atos 15:11). Quantas discussões seriam resolvidas se a igreja hoje simplesmente seguisse o princípio estabelecido pelo Conselho de Jerusalém - limitar sua liberdade em nome do amor?

English



Voltar à página principal em português

Quais foram o significado e a importância do Concílio de Jerusalém (Atos 15)?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries