GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: O que é a Festa da Dedicação?

Resposta:
A Festa da Dedicação, que também já foi chamada de Festa dos Macabeus, era um festival de inverno de oito dias celebrado pelos judeus no mês de dezembro ou, às vezes, no final de novembro, dependendo de quando caía no calendário lunisolar judaico. Atualmente, esse festival é chamado de Hanukkah ou Festival das Luzes.

A história da Festa da Dedicação remonta ao período intertestamental e à Revolta dos Macabeus. Depois que o rei selêucida Antíoco Efifanes profanou o templo judaico e forçou os judeus a abandonar seus sacrifícios e adotar rituais pagãos, um grupo de combatentes da liberdade judeus se levantou, desafiou o regime pagão opressivo e derrubou os selêucidas. O templo em Jerusalém foi novamente dedicado a Deus; desde então, a Festa da Dedicação é celebrada para comemorar esse evento significativo na história judaica.

A Festa da Dedicação original envolveu um milagre, de acordo com a tradição rabínica. Quando os judeus entraram novamente no templo, só conseguiram encontrar um pequeno jarro lacrado de azeite de oliva que não havia sido profanado ou contaminado pelos selêucidas. Eles o usaram para acender a menorá no templo e, embora o azeite fosse suficiente para durar apenas um dia, milagrosamente durou oito dias - tempo para que mais azeite fosse preparado. Essa é a razão pela qual o Hanukkah dura oito dias.

A Bíblia menciona a Festa da Dedicação pelo nome no Evangelho de João. "Transcorria a festa da Dedicação em Jerusalém. Era inverno. E Jesus estava andando pelo templo no pórtico de Salomão" (João 10:22-23). Essa é a cena em que Jesus reivindica a unidade com o Pai, e por isso os judeus incrédulos tentam prendê-Lo e apedrejá-Lo (versículos 24-39).

A Festa da Dedicação, com suas raízes no milagre da menorá, sempre foi associada às luzes; às vezes é chamada de Festival das Luzes. A iluminação das casas e sinagogas é uma tradição que provavelmente foi herdada da Festa dos Tabernáculos. A recitação do Salmo 30:1-12 também é uma parte importante da Festa da Dedicação por causa de seus temas sobre a vitória dada por Deus sobre os inimigos e a substituição do luto e da tristeza pela esperança e alegria (Salmo 30:5, 11).

O Hanukkah, ou Festa da Dedicação, não é um dos festivais instituídos por Deus por meio de Moisés como parte da Lei. Isso não quer dizer, entretanto, que a festa seja antibíblica ou desagradável a Deus. De Daniel aos discípulos de Jesus, aos judeus perseguidos sob o poder de Hitler e aos cristãos perseguidos no Oriente, tanto judeus quanto cristãos têm uma longa história de coragem extraordinária diante de intensa perseguição, assim como os judeus fizeram durante a opressão selêucida. A Festa da Dedicação é sobre a escuridão da perseguição e a luz de Deus que conduz Seu povo através da escuridão dessas noites figurativas com a promessa de alegria pela manhã (Salmo 30:5).

Atualmente, a maioria dos judeus não acredita em Jesus Cristo como a encarnação de Yahweh. No entanto, os macabeus eram seguidores de Yahweh e os discípulos de Jesus ainda eram judeus, embora acreditassem que o Grande Eu Sou havia se revelado na pessoa de Jesus (Êxodo 3:14; João 8:58). O cristianismo tem suas raízes no judaísmo, e os cristãos podem olhar para a Festa da Dedicação como uma celebração da proteção de Deus e da vitória que Ele dá ao Seu povo fiel que está disposto a continuar corajosamente a adorá-Lo em face da perseguição.



© Copyright Got Questions Ministries