GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: Jesus veio somente para os judeus e não para os gentios?

Resposta:
Jesus é o Messias que os judeus estavam esperando há séculos (ver Lucas 2:25; 3:15). Como tal, Ele nasceu em uma família judia e foi criado de acordo com a lei judaica em uma cidade judaica (ver Lucas 2:27; Gálatas 4:4). Jesus escolheu discípulos judeus, falou em sinagogas judaicas e no templo judaico e viajou principalmente em áreas judaicas. Sua missão, em cumprimento aos profetas judeus, era para o povo judeu. Entretanto, nada disso significa que o ministério de Jesus tenha se limitado exclusivamente aos judeus.

Em Mateus 15, há um incidente que, a princípio, parece confirmar a ideia de que Jesus veio apenas para os judeus. Jesus estava viajando por Tiro e Sidônia, uma região gentia, e "uma mulher cananeia, vindo daquelas redondezas, pôs-se a gritar: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada" (Mateus 15:22). Essa mulher gentia reconheceu Jesus como o Messias ("Filho de Davi"), mas "ele não lhe respondeu" (versículo 23). Enquanto a mulher continuava a fazer seus apelos, Jesus finalmente respondeu, mas Suas palavras pareciam ter pouca esperança: "Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel" (versículo 24). No entanto, a mulher não desistiu, e Jesus acabou concedendo seu pedido, com base em sua "grande fé" (versículo 28).

O fato de Jesus ter ajudado a mulher cananeia, embora Sua missão fosse para os judeus, é um detalhe significativo na narrativa do Evangelho. Ao longo de Seu ministério terreno, Jesus deu outras indicações de que Seu poder e compaixão alcançavam todas as pessoas. Ele curou o servo de um centurião romano (Lucas 7:1-10). Ele viajou pela região gentia dos gerasenos (Marcos 5:1). Ministrou em uma cidade samaritana (João 4).

Jesus pagou o preço por todos os pecados, tornando a salvação disponível para todo o mundo (1 João 2:2). Jesus Cristo é o próprio Deus (João 1:1). Jesus morreu na cruz como pagamento por todos os nossos pecados e ressuscitou da morte na ressurreição (1 Coríntios 15:3-4). Jesus disse que Ele era o Bom Pastor e previu que Seu rebanho seria grandemente expandido: "Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu também as conduza. Elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor" (João 10:16).

Demorou um pouco para a igreja primitiva reconhecer que a salvação estava disponível para os gentios. Os cristãos judeus que fugiram da perseguição em Jerusalém foram para as regiões gentias da Fenícia, Chipre e Antioquia, mas estavam "anunciando a palavra apenas aos judeus" (Atos 11:19). Pedro estava hesitante em levar o evangelho a uma família gentia, mas Deus deixou claro que Cornélio também era um dos eleitos (Atos 10).

"Será que Deus é somente dos judeus? Não é também dos gentios? É também dos gentios" (Romanos 3:29). Jesus era o Messias judeu, mas Ele veio para oferecer salvação a todos. O Messias deveria ser uma "luz para os gentios" (Isaías 42:6). Portanto, invoque Jesus, porque "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Atos 2:21).



© Copyright Got Questions Ministries