GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: O que significa o fato de Jesus ser o Senhor do sábado?

Resposta:
A frase "o Senhor do Sábado" é encontrada em Mateus 12:8, Marcos 2:28 e Lucas 6:5. Em todos os três casos, Jesus está se referindo a Si mesmo como o Senhor do sábado ou, como Marcos registra: "De modo que o Filho do homem é Senhor até mesmo do sábado" (Marcos 2:28). Nesses versículos, Jesus está proclamando que Ele é Aquele que exerce autoridade até mesmo sobre as regras e regulamentos que regem o dia de sábado.

Dessa forma, Jesus estava proclamando ao mundo, especialmente aos fariseus legalistas, que Ele era maior do que a Lei e estava acima das leis da Aliança Mosaica porque, como Deus em carne, Ele é o Autor dessas leis. No entanto, por não conseguirem cumprir a Lei, os fariseus instituíram um sistema complexo e confuso de leis próprias para o sábado, que era opressivo e legalista. Eles estabeleceram leis rígidas sobre como observar o sábado, que incluíam 39 categorias de atividades proibidas. Em essência, esses líderes religiosos haviam se tornado senhores do sábado, tornando-se, assim, senhores do povo.

Como Criador, Cristo era o Senhor original do sábado (João 1:3; Hebreus 1:10). Ele tinha autoridade para anular as tradições e os regulamentos dos fariseus porque havia criado o sábado - e o Criador é sempre maior do que a criação. Além disso, Jesus reivindicou a autoridade para interpretar corretamente o significado do sábado e todas as leis relativas a ele. Como Jesus é o Senhor do sábado, Ele é livre para fazer nele e com ele o que quiser.

Como Senhor do Sábado, Jesus tinha o direito, o poder e a autoridade para dispensá-lo da maneira que quisesse. O Senhor do sábado havia chegado e, com Sua morte e ressurreição, Ele se tornou o cumprimento do nosso "descanso sabático". A salvação que temos em Cristo fez com que a antiga lei do sábado não fosse mais necessária ou obrigatória. Quando Jesus disse: "O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado" (Marcos 2:27), Jesus estava atestando o fato de que, assim como o dia de sábado foi originalmente instituído para dar ao homem descanso de seus trabalhos, Ele também veio para nos proporcionar descanso do trabalho para alcançarmos nossa própria salvação por meio de nossas obras. Devido ao Seu sacrifício na cruz, agora podemos parar para sempre de trabalhar para alcançar o favor de Deus e descansar em Sua misericórdia e graça.



© Copyright Got Questions Ministries