settings icon
share icon
Pergunta

Por que algumas pessoas na Bíblia têm mais de um nome?

Resposta


Há várias pessoas na Bíblia que têm mais de um nome. Por exemplo, Assuero, em Ester 1:1, é conhecido na história como Xerxes. A própria Ester também era chamada de Hadassah (Ester 2:7). As razões para os diferentes nomes de alguns personagens bíblicos variam.

Um dos motivos pelos quais algumas pessoas na Bíblia tinham mais de um nome é o fato de Deus ter mudado seus nomes. No Antigo Testamento, Abrão ("pai exaltado") se torna Abraão ("pai de uma multidão") em Gênesis 17:5. Sarai ("minha princesa") se torna Sara ("princesa") em Gênesis 17:15. E Jacó ("pegador de calcanhar" ou "enganador") se torna Israel ("lutador de Deus") em Gênesis 32:28. No Novo Testamento, Jesus mudou o nome de Simão (que significa "aquele que ouve") para Cefas ("rocha") em João 1:42. Em cada caso, a mudança de nome refletiu a obra de Deus na vida do indivíduo. Quando Deus fazia uma promessa ou mudava a natureza da pessoa, às vezes Ele aplicava um novo nome.

Outro motivo pelo qual alguns indivíduos tinham mais de um nome é o fato de outras pessoas terem forçado uma mudança de nome. Por exemplo, "a José chamou Faraó de Zafenate-Paneia" (Gênesis 41:45) para que José se tornasse mais "egípcio". O faraó Neco mudou o nome do filho mais velho do rei Josias, Eliaquim, para Jeoaquim (2 Reis 23:34). Nabucodonosor mudou os nomes de Daniel, Hananias, Misael e Azarias para Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abede-nego em homenagem aos deuses babilônicos (Daniel 1:7). O mesmo aconteceu com Hadassah na Pérsia, cujo nome foi mudado para Ester, provavelmente em homenagem à deusa Ishtar.

Outros nomes de personagens bíblicos foram mudados por causa de um evento na vida da pessoa ou para significar o caráter dela. Os homens da cidade de Gideão deram a ele o nome adicional de Jerubaal ("que Baal contenda") porque, em suas mentes, Gideão havia iniciado uma luta com Baal ao destruir o altar desse deus (Juízes 6:32). Noemi, ao perder o marido e os dois filhos em Moabe, voltou para Belém chamando-se Mara ("amarga"). O nome Maria é uma forma de Mara (Rute 1:20).

Outras mudanças de nome não são realmente mudanças, mas traduções de um idioma para outro. Cefas, por exemplo, é a forma aramaica do nome grego Pedro; ambos significam "rocha". Josué é uma anglicização da forma hebraica de Jesus (veja Hebreus 4:8). João é a forma grega de Jona ou Jonas (compare as traduções de João 1:42).

Entender que as pessoas na Bíblia às vezes tinham mais de um nome pode esclarecer dificuldades aparentes. Em Mateus 1:9, Mateus menciona Uzias como o pai de Jotão; no entanto, 2 Reis 15:1-7 e 1 Crônicas 3:12 dizem que o pai de Jotão era Azarias. As passagens são facilmente conciliadas ao ler um pouco mais em 2 Reis 15. O historiador bíblico deixa claro que o pai de Jotão era chamado tanto de Azarias (versículo 7) quanto de Uzias (versículo 32). Nomes diferentes, a mesma pessoa.

Às vezes, não sabemos ao certo por que uma pessoa tinha mais de um nome. O sogro de Moisés, por exemplo, era conhecido tanto como Reuel quanto como Jetro (Êxodo 2:18; 3:1). Não é dada nenhuma explicação para o nome duplo, mas ambos os nomes estão registrados nas Escrituras. E uma das mudanças de nome mais famosas da Bíblia, Saulo para Paulo, nunca é explicada. Saulo é um nome hebraico; Paulo é um nome romano. Ele começou a usar Paulo exclusivamente durante a primeira viagem missionária (Atos 13), depois que o procônsul gentio de Chipre se converteu. É bem possível que Saulo/Paulo tivesse os dois nomes desde a infância e começasse a usar seu nome romano à medida que viajava cada vez mais para o mundo romano (Atos 13:9).

Não é de se surpreender que as culturas antigas da Bíblia frequentemente aplicavam nomes diferentes à mesma pessoa. Hoje em dia, somos igualmente flexíveis na atribuição de nomes. Uma garota chamada Julia, por exemplo, pode ser chamada de Julie ou Jules; ou pode usar seu nome do meio, Anne; ou seus amigos podem lhe dar um apelido, como "Rose" ou "Tweety". Se Julie for para a Rússia, ela será chamada de Yulia ou Yuliana; em partes da Europa Oriental, ela será Julija ou Julita; na Itália, ela será chamada de Giulia. Todos esses nomes ainda podem se referir à mesma pessoa.

Os crentes esperam ansiosamente por um novo nome dado a nós pessoalmente pelo próprio Jesus: "Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe" (Apocalipse 2:17). Ao entrarmos na glória, nosso Redentor aplicará a nós um novo nome de Sua própria escolha. "Amém. Vem, Senhor Jesus" (Apocalipse 22:20).

English



Voltar à página principal em português

Por que algumas pessoas na Bíblia têm mais de um nome?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries